Caravelli
Nome verdadeiro: Claude Vazori

Caravelli, nome verdadeiro Claude Vazori (12 de setembro de 1930 a 1 de abril de 2019, Cannet, França) - compositor, arranjador e maestro francês.
O futuro maestro da música light nasceu em Paris, em uma família de italianos e franceses. Começou a estudar música aos 7 anos de idade e, aos 13 anos, entrou no Conservatório de Paris para estudar piano, harmonia e regência. Depois de se formar aos 26 anos, ele participou como maestro, trabalhando com o líder da banda de jazz francesa Ray Ventura.
Em 1959, Claude Vazori adotou o pseudônimo de Caravelli em nome dos jatos Caravelle, criados no mesmo ano por uma filial da companhia aérea francesa Société Industrielle Aérospatiale. Claude mudou o final em homenagem a seu pai, italiano de nascimento. Com esse pseudônimo, ele começou a gravar na gravadora francesa Versailles, que mais tarde foi adquirida pela Columbia Records em 1964. Graças a isso, Caravelli iniciou sua carreira internacional, fazendo discos virando ouro na França, Japão, Israel e América do Sul.
A discografia da orquestra inclui mais de 100 álbuns, lançados em quase todos os países do mundo. Na URSS, dois de seus registros foram lançados. Este é o álbum de Caravelli em Moscou (1982), gravado em Moscou no estúdio da gravadora All-Union Melody, além de uma coleção das melhores composições.
O estilo dos arranjos de Caravelli é suave, gracioso, com predominância de cordas, com cuidadosa equalização de instrumentos em timbre e volume. O som da Orquestra Caravelli está próximo do som da Orquestra F. Pursel. Caravelli chegou à URSS com uma turnê. Sua orquestra participou de concertos em Riga e Moscou no verão de 1981.